segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A Culpa é das Estrelas | Livro é banido das escolas americanas



Segundo o site da Vanity Fair, o best-seller A Culpa é das Estrelas, do escritor John Green, foi banido das escolas de ensino médio do Distrito Escolar Unificado Riverside. A proibição partiu de Karen Krueger, uma mãe que sentiu a trama mórbida, de linguagem crua e conteúdo sexual impróprio para seus filhos. Além de achar inapropriado para crianças de 11 ou 12 anos, por exemplo, ela ainda convenceu uma comissão de professores, pais, um bibliotecário e um diretor para remover o romance de escolas de ensino médio no distrito. 

Segundo Betsy Schmechel,  integrante do comitê e diretora de uma das escolas em questão, o fato do livro mostrar uma garota lidando com sua própria mortalidade pode ser prejudicial para as crianças além de ser algo de dificil compreensão para elas também.


O autor John Green respondeu à notícia pelas redes sociais de forma irônica tal qual faria a personagem principal de sua livro:

Eu acho que eu sou feliz e triste. Estou feliz porque as pessoas aparentemente jovens em Riverside, California nunca vão testemunhar ou vivenciar a experiência da mortalidade  uma vez que não querem ler o meu livro, o que é ótimo para eles. Mas eu também estou triste porque eu estava realmente esperando que eu seria capaz de introduzir a idéia de que os seres humanos morrem aos filhos de Riverside, Califórnia e, assim, acabar com seus sonhos de imortalidade.

A Culpa é das Estrelas foi publicado no Brasil pela Editora Intrínseca em 2012 e adaptado para os cinemas esse ano com Shailene Woodley e Ansel Elgort nos papeis principais. O livro também foi tema do Leituracast 3. Confira a sinopse: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário